sábado, 21 de fevereiro de 2015

Atualização da Aposentadoria

 
Estudando um pouco de direito previdenciário para o concurso do INSS noto algumas coisas que me fazem ter vergonha de ser brasileiro. Uma delas é a politica de reajuste da aposentadoria.
Pelo que entendi ela é reajustada diferente do salário mínimo. E em geral este tem reajuste maior que aquele. Logo, em comparação ao poder de compra do salário mínimo (sendo chamado assim devido ser, supostamente, o mínimo para a vida dígna no mercado de trabalho) a aposentadoria está cada vez menor.

Não sendo isso suficiente o salário-de-contribuição para a previdência social é atualizada conforme o salário minimo. Aqui surge outra questão: Por que quando contribuimos para previdência a cobrança é atualizada conforme o salário e quando recebemos o benefício não o é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário